Existe em todo mundo um movimento entre católicos e protestantes que visa resgatar a mística medieval , especialmente as práticas e as disciplinas espirituais dos cristãos da Idade Média como modelo para uma nova espiritualidade hoje , em reação à frieza , carnalidade e mundanismo da cristandade moderna . Esse movimento é geralmente conhecido como “espiritualidade ” e tem atraído não poucos líderes católicos e protestantes . Apesar do nome , é bom lembrar que existem importantes diferenças entre esse movimento e a busca tradicional de uma vida espiritual mais profunda por parte do Cristianismo histórico .
Que esse movimento tenha adeptos entre os católicos , não é de admirar , pois é entre eles que está a sua origem e se encontram seus ícones . O que espanta é sua presença entre os protestantes , e mesmo aqueles de convicções mais conservadoras.
Sinto falta , por exemplo , de uma ênfase na justificação pela fé em Cristo , pela graça , sem as obras ou méritos humanos , como raiz da espiritualidade . Uma espiritualidade que não se baseia na justificação pela fé e que nasce dela está fadada a virar , em algum momento , uma tentativa de justificação pela espiritualidade ou piedade pessoal . Não estou dizendo que os defensores da espiritualidade negam a justificação pela fé somente – talvez os defensores católicos o façam, pois a doutrina católica de fato anatematiza quem defende a salvação pela fé somente . O que estou dizendo é que não encontro essa ênfase à justificação pela fé em Cristo nos escritos que defendem a espiritualidade .
Sinto falta , igualmente , de uma declaração mais aberta e explícita que a espiritualidade começa com a regeneração , o novo nascimento, e que somente pessoas que nasceram de novo e foram regeneradas pelo Espírito Santo de Deus , que são uma nova criatura , um novo homem , é que podem realmente se santificar , crescer espiritualmente e ter comunhão íntima com Deus . A ausência da doutrina da regeneração no movimento pode dar a impressão de que por detrás de tudo está a idéia de que a religiosa natural , inata , do ser humano , por causa da imago dei, é suficiente para uma aproximação espiritual em relação a Deus mediante o emprego das práticas devocionais.
O caráter progressivo na santificação também está faltando na pregação do movimento . Quando não mantemos em mente o fato de que a santificação é imperfeita nesse mundo , que nunca ficaremos aqui totalmente livres da nossa natureza pecaminosa e de seus efeitos , facilmente podemos nos inclinar para o perfeccionismo , que ao fim traz arrogância ou frustração .
Também gostaria de ver mais claramente explicado o que significa imitar a Jesus como uma das características da vida cristã. Pois , até onde sei, Jesus não era cristão . A religião dele era totalmente diferente da nossa . Nós somos pecadores . Jesus não era . Logo , ele não se arrependia, não pedia perdão , não mortificava uma natureza pecaminosa , não lamentava e chorava por seus pecados . Ele não orava em nome de alguém e nem precisava de um mediador entre ele e Deus . Ele não tinha consciência de pecado e nem sentia culpa – a não ser quando levou sobre si nossos pecados na cruz . Ele não precisava ser justificado de seus pecados e nem experimentava o processo crescente e contínuo de santificação . A religião de Jesus era a religião do Éden , a religião de Adão e Eva antes de pecarem. Somente eles viveram essa religião . Nós somos cristãos . Eles nunca foram. Jesus nunca foi. Como , portanto , vou imitá-lo nesse sentido ?
É esse tipo de definição e esclarecimento que sinto falta na literatura da espiritualidade , que constantemente se refere à imitação de Cristo sem maiores qualificações. Quando vemos Jesus somente como exemplo a ser seguido, podemos perdê-lo de vista como nosso Senhor e Salvador . Quando o Novo Testamento fala em imitarmos a Cristo , é sempre em sua disposição de renunciar a si mesmo para fazer a vontade de Deus , sofrendo mansamente as contradições (Filipenses 2:5; 1Pedro 2:21). Mas nunca em imitarmos a Jesus como cristão , em suas práticas devocionais e na sua espiritualidade .
Faltam ainda outras definições em pontos cruciais. Por exemplo, o que realmente significa “ouvir a voz de Deus”, algo que aparece constantemente no discurso dos defensores da espiritualidade? Quando fico em silêncio, meditando nas Escrituras, aberto para Deus, o que de fato estou esperando? Ouvir a voz de Deus com esses ouvidos que um dia a terra há de comer? Ouvir uma voz interior, como os Quackers? Sentir uma presença espiritual poderosa, definida, que afeta inclusive meu corpo, com tremores, arrepios? Ver uma luz interior, ou até mesmo ter uma visão do Cristo glorificado e manter diálogos com ele, como Teresa D’Ávila, Inácio de Loyola, a freira Hildegard e mais recentemente Benny Hinn? Ou talvez essa indefinição do que seja “ouvir a voz de Deus” seja intencional, visto que a indefinição abriga todas as coisas mencionadas acima e outras mais, unindo por essas experiências vagas pessoas das mais diferentes persuasões doutrinárias e teológicas, como católicos e evangélicos, conservadores e liberais?
Por fim, entendo que biblicamente os meios exteriores e ordinários pelos quais Cristo comunica à sua Igreja os benefícios de sua mediação, de seu sacrifício e de sua ressurreição, são a Palavra, os sacramentos e a oração. Outros meios, como, silêncio, meditação, contemplação, isolamento, mortificação asceta do corpo, não são reconhecidos como meios de graça, embora possam ter algum valor temporal acessório às ordenanças de Cristo. Como ensinou Paulo, seguir uma lista daquilo que podemos ou não podemos manusear, tocar e provar tem “aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não tem valor algum contra a sensualidade” (Col 2:20-23).
Por todos esses motivos acima, nunca realmente me senti interessado na espiritualidade proposta por esse movimento. Parece-me uma tentativa de elevação espiritual sem a teologia bíblica, uma tentativa de buscar a Deus por parte de quem já desistiu da doutrina cristã, das verdades formuladas nas Escrituras de maneira proposicional. Prefiro a espiritualidade evangélica tradicional, centrada na justificação pela fé, que enfatiza a graça de Deus recebida mediante a Palavra, os sacramentos e a oração e que vê a santidade como um processo inacabado nesse mundo, embora tendo como alvo a perfeição final.
Franklin Ferreira, conversando comigo sobre esse assunto, escreveu o que se segue, que reproduzo literalmente por retratar de forma sintética e profunda o que considero o principal problema com a espiritualidade defendida pelo movimento que leva esse nome:
Por todos esses motivos acima, nunca realmente me senti interessado na espiritualidade proposta por esse movimento. Parece-me uma tentativa de elevação espiritual sem a teologia bíblica, uma tentativa de buscar a Deus por parte de quem já desistiu da doutrina cristã, das verdades formuladas nas Escrituras de maneira proposicional. Prefiro a espiritualidade evangélica tradicional, centrada na justificação pela fé, que enfatiza a graça de Deus recebida mediante a Palavra, os sacramentos e a oração e que vê a santidade como um processo inacabado nesse mundo, embora tendo como alvo a perfeição final.
Franklin Ferreira, conversando comigo sobre esse assunto, escreveu o que se segue, que reproduzo literalmente por retratar de forma sintética e profunda o que considero o principal problema com a espiritualidade defendida pelo movimento que leva esse nome:
Acho que você conhece a distinção que Lutero fez entre a "teologia da glória " e a teologia da cruz ". Muito do movimento de espiritualidade moderno cai, justamente , no que Lutero chamou de "teologia da glória ", a tentativa de chegar a Deus de forma imediata , ou por meio de legalismo (mortificação, flagelação da carne , etc.), especulação teológica (como no liberalismo de Tillich ou no misticismo (as escadas da ascensão da alma para o céu , com a necessária purgação, mortificação e iluminação ). Note que nessas três escadas , o que se fala é da união da alma de forma imediata com Deus , sem a mediação de Cristo crucificado. Para Lutero, o fiel só encontra Deus não nas manifestações de poder que supostamente cercam as três escadas , mas em fraqueza , na cruz , pois por meio dela somos justificados.
Enfim. Deus me guarde de ir contra a busca de uma vida cristã superior , de desenvolver a vida interior . Que Ele igualmente me guarde de qualquer tentativa de alcançar isso que não esteja solidamente embasada em Sua Palavra.
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