terça-feira, 6 de setembro de 2011

A NECESSIDADE DA DOUTRINA DA TRINDADE

Por Rev. Leonard T. Van Horn                          

A doutrina da Trindade é ensinada sem questionamento em nossos Padrões, e nossa recepção e adoção da doutrina é parte importante de nossa cristã. Além disso, a doutrina da Trindade desempenha papel importante em nossa vida cristã. Confessar especialmente essa doutrina da igreja é prioritário para a vida espiritual.
 
 
Dr. B.B. Warfield fazia ver isso quando disse:  Sem a doutrina da Trindade, a vida cristã consciente do crente seria lançada em confusão e deixada em desorganização, se não com aspecto de irrealidade;  com a doutrina da Trindade, uma ordem, significância e realidade vêm permear cada elemento. Assim, a doutrina da Trindade e a doutrina da redenção, historicamente, ou se mantêm ou caem juntas  (Biblical Doctrines, p. 167). 
 
 
É interessante notar que o Artigo Nove da Confissão Belga, com respeito à evidência da Trindade, declara:  Tudo isso conhecemos tanto pelos testemunhos da Bíblia Sagrada como por suas operações, e principalmente por aquelas que sentimos em nós mesmos”.  Isso não quer dizer que a experiência cristã seja uma segunda fonte de revelação. há uma fonte de revelação e essa é a Escritura. Mas a experiência do crente, baseada na Bíbica, lhe ensina que ele precisa do Deus Triúno para sua vida cristã.
 
 
O crente precisa do Pai. O Pai que é o Criador, o Legislador, o Juiz, o Provedor de todas as necessidades ¾ o Pai que o amou tanto a ponto de mandar seu Filho para morrer na Cruz por seus pecados.

O crente precisa do Filho. O Filho é o unigênito do Pai. O Filho que é o Ensinador, o Redentor, o Sumo Sacerdote, o Rei eterno que governa com a Palavra e o Espírito.

O crente precisa do Espírito Santo. É o Espírito que regenera e conduz a toda a verdade. O Espírito que é seu Consolador, seu Preservador, quem faz com que o crente compartilhe de Cristo e todos os benefícios dele.

Sem essa doutrina, a soma da religião cristã, a criação ou redenção ou santificação não poderia ser mantida. Qualquer desvio dela leva ao erro em outras esferas de doutrina.  Cremos em, e somos agradecidos por ¾ a doutrina da Trindade!

Fonte: Estudos No Breve Catecismo De Westminster

Nenhum comentário:

Postar um comentário