A resposta de Calvino a Sadoleto é importante , pois revela a raiz da disputa de Calvino com Roma, que definiria toda a sua vida . O assunto não inclui, principalmente , os pontos característicos e bem conhecidos da Reforma: justificação , abuso sacerdotal, transubstanciação , oração aos santos e autoridade papal . Todos esses itens serão discutidos. Mas , sob todos estes , o assunto fundamental para João Calvino, desde o começo até o fim da sua vida , era a centralidade, a supremacia e a majestade da glória de Deus . Ele vê na carta de Sadoleto a mesma coisa que Newbigin vê no evangelicalismo moderno cheio de si .
Esse seria o tema apropriado de toda vida e trabalho de João Calvino - -zelo para ilustrar a glória de Deus. O significado essencial da vida e da pregação de João Calvino é que ele recuperou e incorporou uma paixão pela realidade e pela majestade absoluta de Deus. Meu desejo é que vejamos isso mais claramente. Benjamin Warfield disse o seguinte acerca de Calvino: "Nenhum homem jamais teve um senso tão profundo de Deus como ele". Eis aqui a chave para a vida e teologia de Calvino.
Geerhardus Vos , estudioso do Novo Testamento , em Princeton, no ano de 1891, perguntou: Por que , ao contrário de muitos outros ramos da cristandade , a teologia reformada foi capaz de compreender a plenitude da Escritura ? Ele responde: "Porque a teologia da Reforma apropriou-se das Escrituras em sua raiz , em sua idéia mais profunda (...) Essa idéia arraigada que serviu como chave para desvendar os ricos tesouros das Escrituras foi a preeminência da glória de Deus na consideração de tudo o que havia sido criado ". É essa orientação inflexível para a glória de Deus que dá coerência à vida de João Calvino e à tradição reformada que o seguiu. G. Vos disse que "o lema mais amplo da fé reformada, que a tudo abrange, é esse : a obra da graça no pecador é um espelho para a glória de Deus ". Espelhar a glória de Deus é o sentido da vida e do ministério de João Calvino.
Quando Calvino chegou ao assunto da justificação em sua resposta a Sadoleto, ele disse: "Você (...) menciona a justificação pela fé , o tema primeiro e mais agudo da nossa controvérsia (...) Onde o conhecimento desse tema é removido, a glória de Cristo é extinta ".8 Portanto , aqui podemos ver novamente o que é fundamental . Justificação pela fé é crucial . Mas há uma razão profunda que a torna tão crucial . A glória de Cristo está em jogo . Sempre que a compreensão da justificação é removida, a glória de Cristo é extinta . Esta sempre é a questão mais pro¬funda para Calvino. Que verdade e que comportamento irão "demonstrar a glória de Deus "?
Para Calvino, a necessidade da Reforma era fundamentalmente essa: Roma tinha "destruído a glória de Cristo de muitas maneiras — apelando aos santos para interceder, quando Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e o homem; adorando a Virgem Santa, quando somente Cristo deve ser adorado; oferecendo um contínuo sacrifício na Missa, quando o sacrifício de Cristo na cruz foi completo e suficiente", elevando a tradição ao nível das Escrituras e até mesmo tornando a palavra de Cristo dependente da palavra do homem para sua autoridade. Calvino pergunta, no seu Comentário aos colossenses: "Por que acontece que sejamos 'levados pelos diversos ensinamentos estranhos' (Hb 13.9)?" E ele responde: "Porque a excelência de Cristo não é compreendida por nós". Em outras palavras, o grande guardião da ortodoxia bíblica por todos os séculos é a paixão pela glória e pela excelência de Deus em Cristo. Quando Deus não está no centro, tudo começa a mudar de lugar. Esse fato — não estar no centro - não prediz boas coisas para a fidelidade doutrinária em nossos próprios dias.
Vinte e quatro anos mais tarde, tendo permanecido inalterado em suas paixões e alvos, e um mês antes de dar, verdadeiramente, um relato a Cristo no céu (ele morreu com 54 anos), Calvino mencionou no seu último testamento: "Nada tenho escrito por ódio a ninguém, mas sempre tenho proposto com fidelidade o que considero contribuir para a glória de Deus".
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