“…o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada, que não deve ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras ” Confissão de Fé de Westminster, 21, 1
1. Preparação Espiritual : Não devemos pensar que a adoração acontece automaticamente, só por estarmos todos no mesmo lugar .
A. Prepare sua mente e seu coração através da meditação e confissão .
(1) Pense sobre os atributos gloriosos e perfeitos de Deus e sobre seu caráter (por exemplo , sua majestade , sabedoria , poder e misericórdia ). Leia uma porção das Escrituras que trate da adoração e do caráter de Deus (Exemplos : Is. 6;12;40:18-26; 55;61; Ef. 1;2;3; Hb. 1;2; I Pe. 1; Ap. 4:5). Adoramos melhor pensando sobre Deus e seus atributos .
(2) Humilhe-se perante o Senhor (Tg 4:10; I Pe 5:6), confessando atitudes pecaminosas tais como : indiferença , desinteresse , orgulho , amargura, falta de amor , falta de zelo , etc. O que fazemos antes do culto determinará o que acontece durante o culto . A forma da adoração não é tão importante quanto a condição espiritual do coração . ( Ed 9:5-15; Ne 9:1-38; Dn 9:1-20; I Rs 8:31-53; Sl 51; Is 66:2).
(a) Lembre-se de que adorar é dar ao Senhor a glória devida ao Seu nome (Sl 96:8); não é receber mas dar a Deus o louvor e gratidão que Ele merece.
(b) Reconheça e confesse que mesmo seus melhores e mais ferventes esforços em adoração não chegam perto daquilo que Deus merece (veja João 4:18-19; 15:15-16). Portanto , sua adoração precisará da misericórdia de Deus . Mas , ao mesmo tempo , alegre-se por Deus , em Cristo , ter estabelecido provisão para estas necessidades .
(c) Exorta-se, lembrando-se de que um culto relaxado e mal-preparado é um insulto a Deus , mostrando desrespeito , falta de amor , preocupação e estima por Ele . Mas ao mesmo tempo lembre-se de que Deus graciosamente convida pecadores que confiam na justiça de Cristo para virem ousadamente à Sua presença para adorá-lo e serem revigorados (Rm 5:1-11; 8:1; Hb 4:14-16).
B. Prepare
(1) Reserve tempo para orar pedindo a Deus que dê um espírito de louvor , adoração , agradecimento, temor e um coração inteiramente voltado ao louvor ao Senhor (Sl 96:8, Sl 9:1;28:7; 34:1-3; 86:11; 103:1-5; Jr 9:23-24; 17:5; Mt 15;8; Cl 3:16-17; Hb 12;28-29; 13-15).
(2) Ore por outros irmãos da Igreja à medida que eles também se preparam para adorar a Deus , pedindo ao Senhor para preparar seus corações para louvar e ouvir a Palavra pregada.
(3) Ore para que a pregação seja ungida por Deus , e para que seus ouvidos estejam prontos para ouvir e obedecer a Palavra de Deus .
(4) Ore pelos dirigentes do culto , pelo pregador , Coral , Equipe de Louvor e por outros que participarão, para que o planejamento , seleção musical, leituras das Escrituras , e tudo o mais contribuam para o verdadeiro culto , usados para promover adoração vibrante e para trazer glória e louvor a Deus , bem como alegria ao povo de Deus .
(5) Agradeça a Deus pela Igreja e pelos membros individualmente . Agradeça a Deus pelo privilégio que você tem de adoração e comunhão com seus irmãos em Cristo . Agradeça a Deus pelo fato de a IPO ser um organismo interdependente , por precisarmos uns dos outros (I Co. 12). Peça a Ele que nos torne uma harmoniosa orquestra para trazer-lhe louvor e adoração .
(6) Peça a Deus que dê a você um espírito de amor , cuidado , serviço , encorajamento, afeição , zelo e humildade para com outros no corpo , para que você possa contribuir para construir uma atmosfera de amor , recepção cordial , boa acolhida e encorajamento (I Ts. 3:12; Gl. 5:13; Rm 12:10; 16:16; I Co. 16:20, Fl. 4:21; Ef. 4:32; I Pe. 5:5; Hb. 10:24-25). Peça por sensibilidade às necessidades dos membros da Igreja (I Co.12:25; Gl. 6:2).
(7) Confesse quaisquer pecados de atitude ou ação que você possa ter contra um outro irmão na igreja , por exemplo : amargura, inveja , espírito de julgamento ou critico. Confesse a Deus e, se necessário peça perdão à pessoa .
(8) Ore pelos visitantes e convidados e por aqueles que não conhecem o Senhor , que Deus use nosso culto e Sua Palavra para trazer pessoas ao Seu Reino .
(9) Ore para que o pregador seja sensível à direção do Espírito e às necessidades das pessoas enquanto proclama o evangelho .
(10) Peça a Deus que dê a toda a nossa igreja um espírito de amor por novas pessoas ; que possamos ter atitudes hospitaleiras e recebê-las em nossa comunhão e no Senhor .
(11) Ore pelo Departamento Infantil , UCP e por toda Equipe do Geração Futuro que incrementam uma experiência de adoração e ministra a Palavra de Deus as nossas crianças .
2. Preparação Física
A. Tenha uma boa noite de sono na noite de sábado para que você possa estar ativo e disposto para o estudo da Palavra de Deus na manhã de domingo na Escola Dominical . Evite ficar acordado até tarde da noite de sábado . Uma pessoa cansada fisicamente e com sono não desfrutará de modo produtivo da aula .
B. Planeje chegar à igreja cinco minutos mais cedo , não cinco minutos atrasado. Isso exigirá um planejamento de seu tempo .
3. Antecipação Espiritual : Venha para o culto perguntando-se:
A. Como Jesus pode falar comigo neste domingo (através dos cânticos , hinos , convite à adoração , leitura das Escrituras , do sermão , do estudo , uma palavra de encorajamento ou testemunho de outros , etc)?
B. Como o Senhor pode falar através de mim ou alcançar outros através de mim neste domingo (por exemplo , uma palavra de encorajamento, apoio ou admoestação, um ouvido aberto , um breve tempo de oração ou compartilhamento da palavra , etc)?
4. Participação Reverente
A. Cumprimentem-se uns aos outros afetuosamente .
B. Ore com alguém enquanto está assentado e esperando o início do culto .
C. Ore pelo culto silenciosamente antes de seu início .
D. Cante com entusiasmo e alegria (Ef 5:18-20). Pense sobre as palavras e aplique-as a sua vida como orações de louvor ou pedido . Entusiasmo e sorriso são encorajadores e contagiantes para outros e indicam prazer no Senhor (sl. 37;4; Is 58:14; 61:10).
E. Ouça às leituras das Escrituras com cuidado . Silenciosamente responda com confissão de pecado , adoração e contrição .
F. Ore silenciosamente durante o culto pela adoração , pela pregação , pelo pregador , e pelas pessoas ao seu redor , para que Deus use Sua Palavra para convencer , converter e edificar .
G. Ouça cuidadosamente e acompanhe ativamente aos que oram audivelmente no culto público. Responda em seu coração com “Sim, Senhor, eu concordo com esta oração e também oro assim”, que é o significado da palavra “Amém”.
H. Na hora do sermão, lembre-se de que você está ali para adorar e não para criticar o pregador. Procure apenas ouvir a Deus em Sua Palavra e você será corretamente instruído pelo Espírito.
O Catecismo Maior de Westminster, questão 160, dá uma resposta muito útil à pergunta: Que se exige dos que ouvem a Palavra pregada?
Exige-se dos que ouvem a Palavra pregada que atendam a ela com diligência, preparação e oração; que comparem com as Escrituras aquilo que ouvem; que recebem a verdade com fé, amor, mansidão e prontidão de Espírito, como a Palavra de Deus; que meditem nela e conversem a seu respeito uns com os outros; que a escondam, nos seus corações e produza, os devidos frutos em suas vidas.
I. Ouvir ao sermão da maneira indicada pelo Catecismo Maior será um grande encorajamento para seu pregador e pode contribuir para aumentar a qualidade de sua pregação. Como encorajar seu pregador através de sua atenção e aplicação sincera da Palavra:
a. Contato visual
b. Concentração
c. Respostas positivas (sorrisos , sinais de confirmação , linguagem corporal positiva , anotações etc.)
d. Encorajamentos verbais após o sermão. Fale de um ponto especifico que ajudou você e ao qual você deseja obedecer.
e. Aplique e relate seu progresso espiritual e como a Palavra pregada está impactando você.
5. Após a Escola Dominical e o Culto
A. No
Uma excelente dica aos pais: Aproveite os momentos quando reunido com sua família, como por exemplo, à mesa de refeições, após a Escola Dominical:
1. Faça uma “Pesquisa sobre o domingo ”, com os pais e filhos perguntando:
a. Como o Senhor falou com você hoje ?
b. Em como a aula de hoje lhe ajudou a entender e viver melhor a vida cristã?
2. Discuta o sermão – Algumas perguntas-chave:
A. Perguntas mais gerais :
1. Qual foi o ponto central ou objetivo do sermão ?
2. Quais as idéias principais tratadas pelo pregador ?
3. Houve alguma coisa que você não entendeu no sermão? O quê? (Os pais podem ajudar seus filhos na compreensão do sermão).
B. Perguntas específicas:
1. Algum pecado do qual você deva se libertar ?
2. Alguma ameaça que faria você tremer ?
3. Algum conforto ou promessa que você deva abraçar ?
4. Como sua fé foi encorajada?
3. Conduza sua família em um período de oração
a. Pelo perdão dos pecados ;
b. Pela graça e pela fé para viver honradamente, servindo a Deus com alegria e prazer ;
c. Pela igreja , pelos pastores , presbíteros , diáconos e outro líderes ;
d. Pelos perdidos que você conhece, e pelo sucesso do evangelho em sua comunidade .
B. Durante a Semana
1. Pais , encorajem a si mesmos e a seus filhos para que sejam diligentes na adoração particular, na leitura das Escrituras , oração e cânticos .
2. Pais , conduza o culto familiar , com um breve tempo para reunir toda a família para entoar cânticos de louvor , ler as Escrituras e para oração .
_________________________________________________________________________________
Rev. Gildásio Jesus Barbosa dos Reis , pastor da Igreja Presbiteriana de Osasco e professor de teologia pastoral no Seminário Presbiteriano “Rev. José Manoel da Conceição” – SP
[1] Estas sugestões foram extraídas e adaptadas do livro de David Eby. Pregação Poderosa para o Crescimento da Igreja . Editora Candeia . São Paulo:SP. 2001 (pp. 187-194)
Fonte: www.monergismo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário