“
A Bíblia ensina que nossos pecados merecem a penalidade de morte . Visto que todos pecaram, isto significa que todos são merecedores do julgamento de Deus no inferno . Por causa do Seu amor , Deus enviou Seu Filho Jesus para nos salvar deste julgamento . Ele morreu na cruz em nosso lugar para pagar a penalidade de nossos pecados . Sendo julgado em nosso lugar , Jesus satisfez a justiça de Deus e fez possível para nós o receber o perdão [NT: isto é, Deus não poderia perdoar sem uma satisfação da Sua justiça ].
O assunto do inferno é deveras muito difícil e aterrorizador. Todavia , ele é um claro ensino da Bíblia e necessita ser entendido ; não podemos ignorar os fatos sobre algo que Deus revelou simplesmente porque ele é desconfortável . Este artigo foi escrito para encorajar nosso entendimento e para esclarecer muita confusão sobre este importante assunto .
O
Jesus repetidamente advertiu sobre o inferno . Por exemplo , veja Mateus 5:21-22, 27-30; 23:15,33. Negar a existência do inferno é, portanto , rejeitar a autoridade de Jesus. Seria estranhamente inconsistente aceitar Jesus como Senhor , mas rejeitar um aspecto de Seu ensino . Além do mais , isto seria colocar uma gigantesca falha moral no caráter de Cristo , se Ele ensinasse sobre a realidade do inferno quando na verdade ele não fosse um perigo para ninguém . Deve ser entendido , contudo , que Jesus não quer que as pessoas vão para o inferno – Ele veio para que pudéssemos ser resgatados através da fé nEle. O inferno é a conseqüência necessária de não aceitar o convite de Cristo para salvação – se alguém recusar estar com Ele no céu , a única alternativa restante é estar separado dEle no inferno .
O
O inferno é sempre referido como sendo um lugar . A palavra grega usada para inferno nos Evangelhos é gehenna, uma transliteração da expressão hebraica, “Vale de Hinon”. Neste vale (que estava localizado fora de Jerusalém), sacrifícios humanos foram oferecidos aos falsos deuses em vários pontos na história de Israel (2 Reis 16:3; 21:6; 2 Crônicas 28:3; Jeremias 32:35). Mais tarde ele se tornou um “depósito de lixo ” de Jerusalém, com um fogo que continuamente queimava consumindo seu entulho . Quando Jesus usou gehenna para se referir ao inferno , isto chamou a atenção dos seus ouvintes para este vale , e eles entenderam o terrível sofrimento que os ímpios experimentariam.
O
Na conclusão de uma parábola , Jesus falou do servo fiel como sendo recompensado, mas disse que o infiel como sendo “cortado pelo meio e separado num lugar com os hipócritas , onde haverá choro e ranger de dentes ” (Mateus 24:51). Ambos os Testamentos falam de “cortar pelo meio ” como um castigo severo (Deuteronômio 32:41; Hebreus 11:37). Jesus provavelmente não quis dizer que os perdidos serão literalmente “cortados pelo meio ”, mas estava usando a expressão para dizer que eles seriam castigados. Algumas passagens adicionais sobre o terrível castigo do inferno são Hebreus 10:29; 2 Tessalonicenses 1:8,9; Apocalipse 19:20; 20:10. Neste ponto , deveria também ser observado que as imagens de fogo no inferno não devem ser tomadas com um literalismo grosseiro , mas são descrições de terror e sofrimento do inferno com uma linguagem do presente mundo .
Há dois aspectos do castigo no inferno – a dor de perda e a dor de sentir . A dor de perda é a ausência de tudo que é bom ; mais significativamente é a separação de Deus . Isto não quer dizer que Deus não está no inferno ; significa que aqueles no inferno não terão comunhão com Deus e não experimentarão nada de Seu amor , graça ou benção. Em outras palavras , eles serão isolados de qualquer gozo de Sua glória espetacular . Este é o significado da imagem de trevas usada para descrever o destino dos perdidos. Aqueles no inferno experimentarão a ira e a justiça de Deus . A dor de sentir é o sofrimento do tormento no corpo e na alma – a adição de castigo indesejado. Ambos destes aspectos do inferno são transmitidos por Jesus em Mateus 25:41, quando Ele diz aos perdidos “Apartai-vos de mim [a punição de perda ], malditos , para o fogo eterno [a punição de sentir – tormento ] preparado para o diabo e seus anjos ”. Resumindo, o castigo do perdido é a subtração de benção e a punição de sentir é a adição de tormento físico e espiritual . Nesta seção , investigaremos a punição de sentir . Depois , discutiremos a punição da separação .
A ira de Deus é a justa afirmação de Sua santidade contra tudo que é impuro ; ela resulta no castigo retributivo. Beber a “taça da ira de Deus ” significa que o perdido sofrerá diretamente esta ira no inferno . Exatamente como a ira de Deus será experimentada, eu não sei (Romanos 1:18-32 e Judas 7 talvez dêem alguma visão parcial disto). O que é visto claramente é que aqueles no inferno serão atormentados por causa da ira de Deus . Uso de João das palavras “ira ” e “sem mistura ” mostram o terror de se cair nas mãos do Deus vivo . Devemos notar que Deus tolera pecado somente até quando Ele responde em ira .
Craig Blomberg, um especialista no estudo de parábolas , diz que devemos derivar um ponto a partir de cada personagem principal numa parábola . Tomando os princípios de interpretação de Blomberg, podemos traçar muitos ensinos significativos desta parábola . Primeiro , como Lázaro , haverá vida com Deus para o povo de Deus . Segundo , o impenitente experimentará julgamento irreversível como o homem rico . Note que Jesus deixa claro que não há segunda chance após a morte , mas em vez disso, haverá um abismo intransponível entre céu e inferno (16:26). Terceiro , Deus adequadamente Se revela através das Escrituras de forma que ninguém que negligencia esta revelação pode legitimamente protestar contra o seu destino .
Robert Stein, outro erudito em parábolas , ensina “a regra da tensão final ”. Isto significa que Jesus guarda a idéia principal da parábola para o final , a fim de deixar a parte mais significativa nas mentes de Seus ouvintes . O ponto final nesta parábola é que a palavra de Deus é necessária e suficiente para salvação – negligenciá-la é cometer “suicídio espiritual ”. A parábola termina com a declaração , “Se não ouvem a Moisés e aos profetas , tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos ” (16:31). O interesse principal de Jesus parece ser trazer a atenção à severidade de se ignorar a mensagem da Bíblia .
O Inferno é um Lugar de Separação
Tendo examinado o castigo de sentir no inferno , examinaremos o segundo aspecto do horror do inferno – exclusão de Deus e dos outros .
De
2 Tessalonicenses 1:7-9 diz, "Quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo , e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; os quais sofrerão, como castigo , a perdição eterna , banidos da face do senhor e da glória do seu poder ”. Aqueles que não conhecem a Deus serão excluídos de Sua presença para sempre quando Cristo voltar .
De outros : Mateus 8:12; 22:13; 25:30; Judas 13; Apocalipse 22:14
Em Mateus 8:11-12 Jesus novamente declara que os incrédulos “serão lançados nas trevas exteriores ; ali haverá choro e ranger de dentes ”. Isto está em contraste aos muitos que “virão do oriente e do ocidente , e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus ”. Os perdidos serão lançados nas “trevas exteriores ”, indicando isolamento e separação de tudo que é bom . E como mostrado pela exclusão do banquete , os incrédulos serão excluídos dos gozos do céu e da presença de outras pessoas . Mateus 22:13 e versos seguintes listam descrevem ainda mais o inferno como um lugar de trevas e separação .
O
O
De acordo com a luz recebida
De acordo com as obras
Paulo diz em Romanos 2:5 que os incrédulos estão “entesourando ira para si mesmos ”. A palavra usada para ira nesta passagem é a mesma palavra usada quando Jesus encoraja os crentes para “ajuntar tesouros no céu ” (Mateus 6:20). Assim como algumas pessoas têm mais tesouro “ajuntado no céu ” por causa de sua obediência à Deus , assim também algumas pessoas têm mais ira “entesourada” para eles mesmos por causa de sua expressa desobediência e rejeição de Deus . Julgamento de acordo com as obras garante que o castigo “conforme o crime ” e que o perdido será castigado em proporção com os seus pecados .
Satanás
O
No julgamento , Jesus dirá para os incrédulos : “Apartai-vos de mim , malditos , para o fogo eteno preparado para o diabo e seus anjos ” (Mateus 25:41). Este verso mostra que o inferno não foi originalmente criado para os seres humanos , mas para Satanás e seus demônios . Por causa da rejeição da humanidade de Deus , aqueles que recusam vir a Cristo participarão do destino do diabo . Apocalipse 20:10 elabora ainda mais sobre o destino do diabo : “O Diabo , que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre , onde estão a besta e o falso profeta ; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos ”. Visto que os incrédulos compartilharão o destino do diabo , e o diabo sofrerá o tormento no inferno para sempre , os incrédulos também sofrerão o tormento eterno . Também observe que Jesus disse que o fogo é eterno , o que não poderia ser dito se o inferno fosse somente temporário .
Mateus 25:46 é o mais claro testemunho de que as pessoas que estão no inferno sofrerão eternamente : “E irão eles [os ímpios ] para o castigo eterno , mas os justos para a vida eterna ”. Jesus está traçando um paralelo entre os destinos dos ímpios e dos justos . Visto que ambos destinos são ditos ser eternos , “segue-se necessariamente que ambos devem ser tomados ou com um lugar de longa duração mais finito , ou ambos como um lugar sem fim e perpétuo . As frases ‘castigo eterno ’ e ‘vida eterna ’ são paralelas e seria um absurdo usá-las numa e mesma sentença para significar : ‘Vida eterna será infinita , enquanto castigo eterno terá um fim ’. Por conseguinte , porque a vida eterna dos santos será sem fim , o castigo eterno também ...” [1]
Jesus assevera
A declaração do apóstolo João em Apocalipse 14:9-11 que os ímpios serão atormentados “com fogo e enxofre ” refuta a reivindicação aniquilacionista de que o propósito do foto no julgamento é de dar fim à existência de alguém (O aniquilacionismo ensina que os perdidos serão um dia aniquilados no inferno e cessarão de existir ). João é claro aqui que o propósito do enxofre é atormentar , não aniquilar .
O historiador eclesiástico inglês Richard J. Bauckham acrescenta sobre o uso de Judas de Sodoma e Gomorra como um exemplo terreno e temporal do destino daqueles no inferno : “A idéia é que o lugar das cidades ...um cenário de devastação sulfúrica, provê uma evidência já presente da realidade do divino julgamento ...De acordo com Philo [um escritor judeu do primeiro século ] até estes dias os sinais visíveis do desastre indescritível são observados Síria – ruínas , cinzas , exofre, fumaça e chamas sombrias que continuam a se levantar do chão como se um fogo ainda queimasse lentamente embaixo ’...Judas quis dizer que o lugar ainda em chamas é uma imagem de advertência do fogo eterno do inferno ”. [2]
Jesus expele os iníquos para “o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos ” (Mateus 25:41). João diz que isto envolve ser atormentado dia e noite para sempre e sempre (Apocalipse 20:10). A Bíblia é clara – o inferno é eterno .
Os
A última coisa que deve ser observada é que a Bíblia distingue entre o estado intermediário e o estado final . O estado intermediário é a separação do corpo e da alma de uma pessoa depois da morte , mas antes da ressurreição do seu corpo (a Bíblia ensina que tanto crentes como incrédulos experimentarão uma ressurreição do corpo ). Este “estado intermediário ” não é o purgatório , mas é a existência ou no céu com Deus (para os crentes ) ou no Inferno excluído de Deus (para os incrédulos ). O estado final é a existência dos crentes no novo céu na nova terra após a ressurreição , e para os descrentes a existência no Lago de Fogo (Inferno ) depois de sua ressurreição .
A principal diferença entre o estado intermediário e o final é que durante o estado intermediário a pessoa não terá ainda o seu corpo ressuscitado, e no estado final todos terão seus corpos ressuscitados. O estado intermediário para os perdidos não é tecnicamente o inferno . O inferno é o Lago de Fogo após o retorno de Cristo e o Último julgamento . Contudo , os aspectos do inferno que previamente discutimos são verdadeiros tanto com relação ao estado intermediário como em relação ao estado final dos perdidos.
Sofrimento consciente (para os incrédulos ) e benção (para os crentes ) no estado intermediário é ensinado na parábola de Jesus do homem rico e Lázaro em Lucas 16:19-31. 2 Pedro 2:9 também ensina a existência consciente após a morte , mas antes do julgamento final e da ressurreição : “O Senhor sabe livrar da tentação os piedosos , e reservar para o dia do juízo os injustos , que já estão sendo castigados”.
Robert Peterson resume o assunto quando ele diz que as imagens do inferno “chocam nossas sensibilidades . Elas apresentam um destino envolvendo absoluta ruína e perda (morte e destruição ), eterna ira de Deus (castigo ), indizível aflição e dor (pranto e ranger de dentes ), terrível sofrimento (fogo ), e rejeição por Deus e exclusão de Sua bendita presença (trevas e separação )”. [3]
Jesus morreu para nos salvar do inferno e nos trazer para o gozo eterno de Sua glória. Tudo o que precisamos fazer é nos voltar para Ele em arrependimento e fé, e Ele nos dará a vida eterna. Não há questão de maior importância nesta vida do que onde passaremos a eternidade.Notas
1. Augustine, The City of God, 1001-2 (21.23). Citado
2. Richard J. Bauckham, Jude, 2 Peter, Word Biblical Commentary (Waco, TX: Word, 1983), p. 55. Citado
3. Robert A. Peterson, Hell on
Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 24 de Abril de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário