"Quem te não temerá, ó Senhor e não magnificará o teu nome ? Porque só tu és santo ..." (Apocalipse 15:4). Somente Ele é independente , infinita e imutavelmente santo . Muitas vezes Ele é intitulado "O Santo * nas Escrituras . Sim , porque se acha nEle a soma total de todas as excelências morais , Ele é pureza absoluta , que nem mesmo a sombra do pecado mancha . "...Deus é luz ...” (1 João 1:5). A santidade é a excelência propriamente dita da natureza divina : o grande Deus é "... glorificado em santidade ...” (Êxodo 15:11). Daí lermos: “Tu és tão puro de olhos , que não podes ver o mal , e a vexação não podes contemplar..." (Habacuque 1:15). Como o poder de Deus é o oposto da fraqueza inata da criatura , como a Sua sabedoria está em contraste com o menor defeito de entendimento ou com a menor insensatez , assim a Sua santidade é a própria antítese de toda mancha ou corrupção moral . No passado Deus designou cantores em Israel para "que louvassem a Majestade santa ", ou , na versão utilizada pelo autor , "que louvassem a beleza da santidade " (2 Crônicas 20:21). "O poder á a mão ou o braço de, Jesus, a onisciência os Seus olhos , a misericórdia as Suas entranhas , a eternidade a Sua duração , mas a santidade é a Sua beleza " (S. Charnock). É isto Que , acima de tudo . torna-O amorável aos que foram libertos do domínio do pecador .
"Visto que esta excelência parece se colocar acima dê todas as outras perfeições de Deus , assim ela constitui a glória destas; como é a glória da Deidade , assim é a glória de cada uma das perfeições da Deidade ; como o poder de Deus é a energia das Suas perfeições , a Sua santidade é a beleza delas: como todas seriam fracas sem a onipotência divina para sustentá-las, seriam todas desgraciosas sem a santidade para adorná-las. Se esta se maculasse, todas as demais perderiam a sua honra ; seria como se o sol perdesse a sua luz — no mesmo instante perderia seu calor » seu poder , sua virtude geradora e vivificante. Como no cristão a sinceridade é o brilho de todas as graças , em Deus a pureza é o esplendor de todos os Seus atributos , Sua justiça é santa . Sua sabedoria é santa . Seu braço poderoso é um "braço santo " (Salmo 98:1), Sua verdade ou palavra é uma "santa palavra " (Salmo 105:42). Seu nome , que expressa todos os Seus atributos juntos , é "santo " (Salmo 103:1)" (S. Charnock).
A santidade de Deus se manifesta em Suas obras . "Justo é o Senhor em todos os seus caminhos , e santo em todas as suas obras " (Salmo 145:17), Nada senão o que é excelente pode proceder d Ele . A santidade é o padrão de todas as Suas ações . No princípio Ele declarou que tudo o que tinha feito '"era muito bom " (Gênesis 1:31), e não poderia ter feito o que fez se nisso houvesse algo imperfeito ou impuro . O homem foi feito "reto " (Eclesiastes 7:29), à imagem e semelhança do seu Criador . Os anjos que caíram foram criados santos , pois se nos diz que "... não guardaram o seu principado , mas deixaram a sua pró pria habitação ..." (Judas 6). Sobre Satanás está escrito : "Per feito eras nos teus caminhos , desde o dia em , que foste criado , até que se achou iniqüidade em ti" (Ezequiel 28:15).
A santidade de Deus se manifesta em Sua lei . Essa lei proíbe o pecado em todas as suas variantes -— nas suas modalidades mais refinadas, e nas mais grosseiras, os intentos da mente , como a contaminação do corpo , o desejo secreto como o ato abertamente praticado. Pelo que lemos: "...a lei é santa , e o mandamento santo , justo e bom " (Romanos 7:12). Sim , "... o mandamento do Senhor é puro , e alumia os olhos . O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente , os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente " (Salmo 19:8-9).
A santidade de Deus se manifesta na cruz . De maneira espantosa, e, contudo , a mais solene , a expiação demonstra a santidade infinita de Deus e Seu ódio ao pecado . Quão odioso para Deus " há de ser o pecado , a ponto de castigá-lo até ao limite extremo do seu merecimento , quando o imputou ao Seu Filho ! "Nem todos os vasos do juízo já derramados ou por derramar sobre o mundo ímpio , nem a chama ardente da consciência do pecador , i nem a sentença irrevogável pronunciada contra os demônios rebeldes, nem o gemido das criaturas condenadas demonstram o ódio de Deus ao pecado , como o demonstra a ira de Deus derramada sobre o Seu Filho . Nunca a santidade divina parece mais bela e mais amorável do que na hora em que o semblante do Salvador ficou por demais desfigurado em meio aos estertores da Sua agonia mortal . Ele próprio o reconhece no Salmo 22. Quando o Senhor afastou dEle o Seu risonho rosto e Lhe fincou no coração aguda faca , provocando Seu terrível brado , "Deus meu , Deu meu , por que me abandonaste?" (vers . 1). Ele adora esta perfeição — "Tu és santo " (vers . 3) S. Charnock.
Temos aqui prova da divina inspiração das Escrituras . Os não regenerados não crêem realmente na santidade de Deus . O conceito que eles têm do caráter de Deus é inteiramente unilateral. Eles esperam de coração que a Sua misericórdia sobrepuje tudo mais . "... pensavas que era como tu ..." (Salmo 50:21) é a acusação que Deus lhes faz. Eles pensam somente num "deus " segundo o padrão dos seus corações maus . Daí permanecerem eles no caminho de uma exacerbada insensatez . A santidade atribuída pelas Escrituras à natureza e ao caráter de Deus é tal , que demonstra com clareza a sua origem super-humana . O caráter atribuído aos deuses dos antigos e do, paganismo moderno é justa mente o inverso daquela imaculada pureza que pertence ao Deus verdadeiro . Um Deus inefavelmente santo , que tem a mais intensa aversão a todo pecado , jamais foi inventado por um dos decaídos descendentes de Adão. O fato é que nada torna mais manifesta a. terrível depravação do coração do homem e a sua inimizade contra o Deus vivo , do que expor diante dele Aquele Ser único que é infinita e imutavelmente santo . A idéia que o homem faz de pecado limita-se praticamente ao que o mundo chama de "crime ''. Tudo que fica aquém disso pode ser abrandado como "defeitos ", "'enganos ", "'fraquezas ” etc. E mesmo quando se admite a existência do pecado * apresentam-se escusas e atenuantes .
"O "deus " que a imensa maioria dos cristãos professos "ama 1' é visto como alguém muito parecido com um ancião indulgente , que pessoalmente não tem prazer nas loucuras , mas tolerantemente fecha os olhos para as "indiscrições " da mocidade . Mas a Palavra diz: “... aborreces a iodos os que praticam a maldade ” (Salmo 5:5). E mais : "Deus é um juiz justo , um Deus que se ira todos os dias " (Salmo 7:11). Mas os homens se recusam a dar crédito a este Deus e rangem os dentes quando o Seu ódio ao pecado lhes é enfática e fielmente apresentado. Não , como o homem preso ao pecado jamais teria criado o lago de fogo no qual seria atormentado para todo o sempre , muito menos haveria a probabilidade dele inventar um Deus santo .
Sendo que Deus é santo , a aceitação da parte dEle, com base nas ações das criaturas , é completamente impossível . Uma criatura caída pode mais facilmente criar um mundo , do que produzir algo capaz de receber aprovação dAquele que é pureza infinita . Podem as trevas morar com a luz ? Pode o Ser imaculado sentir prazer com o "trapo da imundícia "? (Isaías 64:6) O me lhor que o homem pecador pode produzir vem manchado. Uma árvore contaminada não pode dar bom fruto . Deus se negaria a Si próprio , envileceria as Suas perfeições , se tivesse por justo e santo aquilo que não o é em si mesmo ; e nada é santo , desde que tenha a mínima mancha do que seja contrário à natureza de Deus . Mas , bendito seja o Seu nome , pois , aquilo que a Sua santidade exigiu, a Sua graça supriu em Cristo Jesus,nosso Senhor ! Todo pobre pecador que correu para Ele em busca de "refúgio , foi e permanece aceito "no Amado " (Efésios 1:6). Aleluia !
Posto que Deus é santo requer-se de nós que nos aproximemos dEle com a máxima reverência . "Deus deve ser em extremo tremendo na assembléia dos santos , e grandemente reverenciado por todos os que o cercam'" (Salmo 89:7), Portanto , "Exaltai ao Senhor nosso Deus , e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés , porque ele ê santo " (Salmo 99:5). Sim , “diante do escabelo dos seus pés ", na postura da mais profunda humildade , prostrai-vos. Quando Moisés ia aproximar-se da sarça ardente , disse Deus : "., . tira os teus sapatos de teus pés ... " (Êxodo 3:5), É preciso servi-lO "com temor " (Salmo 2:11). A exigência que Deus fez a Israel foi: "... serei santificado naqueles que se cheguem a mim , e serei glorificado diante de todo o povo ...” (Levítico 10:3), Quanto mais tomados de temor ficarmos por Sua inefável santidade, mais aceitável será o nosso acesso a Ele .
Visto que Deus é santo , devemos querer amoldar-nos a Ele . Seu mandamento é: “...sede santos , porque eu sou santo " (1 Pedro 1:16). Não somos obrigados a ser onipotentes ou oniscientes como Deus ê, mas temos que ser santos , e isto em toda a nossa "... maneira de viver " (1 Pedro 1:15). "Esta é a maneira primordial de honrar a Deus . Glorificamos a Deus pelas atitudes de elevada admiração , pelas expressões eloqüentes , pelos pomposos serviços de adoração , mas não tanto como quando aspiramos a conversar com Ele com espírito livre de mácula , e a viver para Ele vivendo como Ele vive" (S. Charnock). Então , como só Deus é a origem e a fonte da santidade , busquemos zelosamente dEIe a santidade ; seja a nossa oração diária no sentido de que Ele nos "... santifique em tudo ... "; e todo o nosso "espírito , e alma , e corpo , sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo " (I Tessalonicenses 5:23),
Fonte: Os Atributos de Deus, A. W. Pink – Editora PES
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