Há seriíssimas razões para crermos que grande parte da leitura e do estudo bíblicos, nestes últimos poucos anos , não tem sido de grande proveito para aqueles que disso se tem ocupado . E vamos mais longe ; pois tememos grandemente que , em muitos casos , isso tem sido antes uma maldição do que uma bênção . Estamos perfeitamente cônscios de que esta é uma linguagem dura , mas não mais forte do que o caso exige. Os dons divinos podem ser sujeitados a uso errôneo, e as misericórdias divinas podem ser alvo de abusos . Que assim tem sido, naquilo que aqui salientamos, é evidente através dos frutos produzidos.
O estudo da Palavra de Deus pode ser levado a efeito com base em vários motivos . Alguns lêem-na a fim de satisfazerem seu orgulho literário . Em certos círculos tornou-se algo respeitável e popular a obtenção de um conhecimento geral do conteúdo da Bíblia , simplesmente por ser considerado como defeito de educação a ignorância dela. Outros lêem a Bíblia para satisfazer seu senso de curiosidade , como o fariam com qualquer outro livro famoso . Ainda outros lêem-na para satisfazer seu orgulho sectarista. Esses consideram um dever estar bem familiarizados com as crenças particulares de sua própria denominação , pelo que também buscam ansiosamente textos de prova que dão apoio ao que eles chamam de ''nossas doutrinas ''. Ainda há aqueles que lêem a Bíblia com a finalidade de argumentar com êxito com aqueles que discordam de suas opiniões . Em toda essa atividade , entretanto , não há qualquer pensamento acerca de Deus , não há qualquer anelo pela edificação espiritual , e, portanto , não há qualquer beneficio real para a alma .
1. O indivíduo se beneficia espiritualmente quando a Palavra o convence de pecado .
Essa convicção , que impressiona o coração com o fato de que o pecado produziu tremenda devastação na constituição humana , não se restringe à experiência inicial , que precede de imediato à conversão . De cada vez que Deus bendiz a sua Palavra em meu coração , sou levado a sentir quão longe ando do padrão que Ele me apresenta, a saber : "...tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento" (I Pedro 1:15). Aqui , por conseguinte , temos o primeiro teste a ser aplicado: quando leio acerca dos tristes fracassos de diferentes personagens das Escrituras , isso me faz perceber quão infelizmente parecido com eles eu sou? E quando leio sobre a vida bem-aventurada e perfeita como a de Cristo , isso me faz reconhecer quão terrivelmente diferente sou eu dEle?
2. O indivíduo se beneficia espiritualmente quando a Palavra o faz entristecer-se por causa do pecado .
3. O indivíduo se beneficia espiritualmente quando a Palavra o conduz à confissão de pecado .
As Escrituras são proveitosas para a "repreensão " (II Timóteo 3:16); e a alma honesta está pronta a reconhecer as suas próprias faltas . Mas acerca do indivíduo carnal é declarado: "Pois todo aquele que pratica o mal , aborrece a luz e não se chega para a luz , a fim de não serem argüidas as suas obras " (João 3:20). "Deus tenha misericórdia de mim , um pecador ", é o clamor dos corações renovados; e cada vez que somos revivificados pela Palavra (Salmo 119), recebemos nova revelação e renovada convicção de nossas transgressões aos olhos de Deus . "O que encobre as suas transgressões , jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa , alcançará misericórdia " (Provérbios 28:13). Não pode haver prosperidade nem frutificação espirituais (Salmos 1:3), enquanto ocultarmos em nosso seio as nossas culpas secretas; somente quando são livremente reconhecidas perante Deus , e isso com detalhes , é que desfrutaremos de Sua misericórdia .
Essa linguagem figurada , mas vigorosa lhe parece ininteligível ? Ou a sua própria história espiritual a explica? Há muitos versículos nas Escrituras que nenhum comentário pode interpretar satisfatoriamente, mas que a experiência pessoal pode fazê-lo. Verdadeiramente bem-aventuradas são as palavras seguintes : "Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões ; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado ." (Salmos 32:5)
4. O indivíduo se beneficia da Palavra , espiritualmente falando, quando ele odeia o pecado com maior profundidade .
"Vós , que amais o SENHOR , detestai o mal : ele guarda as almas dos seus santos , livra-os da mão dos ímpios " (Salmos 97:10). "Não podemos amar a Deus sem odiar aquilo que Ele odeia. Não somente devemos evitar o mal , recusando-nos a continuar nele, mas também devemos declarar guerra contra ele , voltando-nos contra ele com indignação no íntimo " (C.H. Spurgeon).
Essa foi também a experiência de Davi: "Por meio dos teus preceitos consigo entendimento ; par isso detesto todo caminho de falsidade " (Salmos 119:104). Observemos atentamente que não devemos meramente "abster-nos do pecado ", pois "detesto"; e não somente a "alguns " ou "muitos " pecados , mas antes , a "todo caminho de falsidade ", e não apenas a "todo mal " mas a "todo caminho de falsidade ". E continua o salmista : "Por isso tenho por em tudo retos os teus preceitos todos , e aborreço todo caminho de falsidade " (Salmos 119:128).
No entanto , dá-se exatamente o contrário no caso do ímpio : "De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança , uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras ? " (Salmos 50:16,17).
E em Provérbios 8:13, lemos: "O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal ; a soberba , a arrogância , o mau caminho , e a boca perversa , eu os aborreço". Ora , esse temor piedoso nos vem através da leitura da Palavra (ver a passagem de Deuteronômio 17:18,19). Com razão , pois , é que alguém declarou: "Enquanto não odiarmos ao pecado , não poderemos mortificá-lo, ninguém clamará contra o pecado , como os judeus clamaram contra o Cristo : ''Crucifica-O! Crucifica-O!'', enquanto realmente não abominar o pecado como Ele foi abominado" (Edward Reyner, 1635).
5. O indivíduo se beneficia espiritualmente quando a Palavra o leva a abandonar o pecado .
"Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor " (II Timóteo 2:19). Quanto mais lemos a Palavra com o objetivo definido de descobrir o que é agradável e o que é desagradável ao Senhor , mais a Sua vontade tornar-se-á conhecida por nós ; e se os nossos corações forem corretos diante dEle, mais ainda os nossos caminhos se harmonizarão com a Sua vontade . Então é que andaremos "na verdade " (II João 4).
No fim do sexto capítulo da segunda epístola aos Coríntios algumas promessas preciosas são dadas àqueles que se separarem dos incrédulos . Observemos, naquela passagem , a aplicação feita pelo Espírito Santo . Não diz o Senhor "Tendo, pois , ó amados , tais promessas , consolemo-nos e nos entreguemos à complacência ...", e, sim : "Tendo, pois , ó amados , tais promessas , purifiquemo-nos de toda impureza , tanto da carne , como do espírito ..." (II Coríntios 7:1).
"Vós já estais limpos , pela palavra que vos tenho falado " (João I5:3). Eis aqui uma outra importante regra , por meio da qual nos deveríamos testar com freqüência : a leitura e o estudo da Palavra de Deus está produzindo a purgação de minha conduta ? Desde os dias antigos vinha sendo feita a indagação : "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho ?" E a resposta do salmista inspirado declara: ''Observando-o segundo a Tua Palavra " (Salmo 119:9).
6. O indivíduo se beneficia espiritualmente quando a Palavra o fortalece contra o pecado .
As Sagradas Escrituras nos foram dadas não somente com o propósito de revelar-nos a nossa pecaminosidade inata , ou a fim de mostrar as muitas e muitas maneiras mediante as quais carecemos "da glória de Deus " (Romanos 3:23), mas igualmente para ensinar-nos como podemos obter livramento do pecado , como podemos ser livres de desagradar a Deus . "Guardo no coração as tuas palavras , para não pecar contra ti" (Salmos 119:11). E de cada um de nós é requerido o seguinte : "Aceita, pego-te, a instrução que profere, e põe as suas palavras no teu coração " (Jó 22:22).
O de que precisamos é, particularmente , dos mandamentos , das advertências , das exortações da Bíblia , para que sejam como que nosso tesouro particular ; devemos memorizá-los, meditar sobre os mesmos , orar a seu respeito e pô-los em prática . Eis a única maneira eficaz de se evitar que um terreno qualquer seja invadido por ervas daninhas: é semear ali a boa semente : "...vence o mal com o bem " (Romanos 12:21). Por conseguinte , quanto mais "ricamente " estiver habitando em nós a Palavra de Cristo (ver Colossenses 3:16), menos espaço haverá para o exercício do pecado , em nossos corações e em nossas vidas .
"Se essa semente ficar apenas na língua ou na mente , para que seja apenas uma questão de palavras ou de especulação , não demorará muito para que desapareça. A semente que jaz à superfície será apanhada pelas aves do céu . Portanto , que cada qual a esconda no profundo do ser ; que vá dos ouvidos para a mente , da mente para o coração ; e que ela penetre cada vez mais profundamente . Somente ao exercer ela um domínio soberano sobre o coração , é que a receberemos na força de seu amor – quando ela é mais clara para nós que nossas concupiscências mais queridas, então nos apegamos a ela ". (Thomas Manton).
7. O indivíduo se beneficia espiritualmente quando a Palavra o leva a praticar o contrário do pecado .
"... o pecado é a transgressão da lei " (I João 3 :4). Deus diz: "Farás...'', mas o pecado retruca: "Não quero". Deus diz: "Não farás...", e o pecado diz: "Farei". Assim , pois , o pecado é a rebeldia contra Deus , é a determinação do indivíduo seguir o seu próprio caminho (ver Isa. 53:6).
Esta é uma das outras grandes razões pelas quais as Escrituras nos foram dadas: tornar conhecida a senda pela qual devemos andar , o que agrada a Deus . As Escrituras são proveitosas não somente para repreensão e correção , mas também para a "instrução na justiça ".
Neste ponto , pois , encontramos outra importante regra mediante a qual devemos testar freqüentemente a nós mesmos : Os meus pensamentos estão sendo formados, o meu coração está sendo controlado e a minha conduta e as minhas obras estão sendo regulamentadas pela Palavra de Deus ? Eis o que o Senhor exige: "Tornai-vos, pois , praticantes da palavra , e não somente ouvintes , enganando-vos a vós mesmos " (Tiago 1:22). E aqui temos a declaração de como devem ser expressos a nossa gratidão e os nossos afetos por Cristo : "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos " (João 14:15). Para tanto , é necessário a ajuda divina . Davi orava: "Guia-me pela vereda dos teus mandamentos , pois nela me comprazo" (Salmos 119:35).
"Precisamos não somente de luz para reconhecermos o nosso caminho , mas também de um coração bem disposto para andar por esse caminho . A orientação é necessária por causa da cegueira das nossas mentes ; e os impulsos eficazes da graça são necessários par causa da fraqueza dos nossos corações . Não cumpriremos o nosso dever mediante a mera noção das verdades , a menos que as abracemos e as sigamos". (Manton). Notemos que o salmista falava sabre a "... vereda dos Teus mandamentos ..." Não aludia ele a algum caminho pessoal , auto-escolhido, e, sim , a um caminho bem demarcado; não se trata de uma estrada "pública ", mas de uma vereda ''particular ''.
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