Os cristãos têm uma obrigação — não para com a carne , mas em relação ao novo princípio de justiça personificado no Espírito Santo . Eles lutam, pelo poder do Espírito Santo , para mortificar o pecado na carne — "para mortificardes os feitos do corpo ". Se você estiver fazendo isso , ele diz, "[viverás]" ( Rm 8.13).
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Se o teu olho direito te faz tropeçar , arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros , e não seja todo o teu corpo lançado no inferno . E, se a tua mão direita te faz tropeçar , corta-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros , e não vá todo o teu corpo para o inferno (Mt 5.29,30).
É óbvio que Jesus não estava falando no sentido literal , embora muitos tenham entendido mal essa passagem . Ninguém menos que o próprio grande teólogo Orígenes castrou-se, num esforço mal orientado de cumprir esse mandamento literalmente . Jesus não estava proclamando a automutilação , mas sim a mortificação dos feitos do corpo . Mortificação, nas palavras do puritano John Owen significa que a carne , "com [suas ] faculdades e proprie¬dades, [sua ] sabedoria , astúcia , sutileza , força , deve, segundo o apóstolo , ser morta , afligida, mortificada — isto é, ter seu poder , vida , vigor e força para produzir seus efeitos , afastados pelo Espírito ".
É aqui , pela primeira vez , nesse capítulo , que entramos no campo da aplicação prática . Tudo o que vimos até agora foi uma descrição geral do cristão — seu caráter , sua posição . Mas agora o apóstolo realmente explicita a doutrina da santificação . Aqui nos é dito exatamente como , na prática , o cristão se torna santificado. Ou , dizendo isso de uma outra maneira , aqui nos é dito em detalhes e na prática como o cristão deve travar a batalha contra o pecado .
Paulo não promete uma libertação imediata do assédio do pecado . Não descreve uma crise momentânea de santificação , quando o crente imediatamente se tornaria perfeito . Ele não diz aos romanos para deixarem as coisas na mão de Deus enquanto eles não fazem nada . Não sugere que uma "decisão em momento crítico " resolverá a questão de uma vez para sempre . Ao contrário , ele fala de uma luta contínua com o pecado , que devemos, de forma persistente e perpétua , "mortificar os feitos do corpo ".
Essa linguagem é frequentemente mal-entendida . Paulo não está chamando as pessoas a uma vida de autoflagelação. Ele não está dizendo que os cristãos deveriam ser subjugados pela fome , literalmente torturarem o corpo , ou privarem-se das necessidades básicas da vida . Não está lhes dizendo para se mutilarem, abraçarem uma vida monástica ou qualquer coisa do tipo . A mortificação de que Paulo fala não tem nada que ver com uma autopunição exterior . E um processo espiritual realizado pelo "Espírito ". Paulo está descrevendo uma forma de vida para sufocar o pecado , aniquilá-lo de nossa vida , sugar suas forças , extirpá-lo e impedir sua influência . Isso é o que significa mortificar o pecado .
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