domingo, 6 de fevereiro de 2011

DEFINIÇÃO DE PROVIDÊNCIA

Por Heber Carlos de Campos


A palavra portuguesa “providência” vem do latim providentia, e a palavra prover do latim providere. Etimologicamente, a palavra providência significa primeirover antesouver de antemão”. Posteriormente, a palavra veio a significar o exercício de todo o cuidado e controle que a infinita previsão de Deus de seus próprios fins e seu conhecimento que seus instrumentos apontados podem sugerir.

A teologia cristã possui três verdades a priori, das quais ela não abre mão: Deus existens, que tem a ver com a existência tripessoal de Deus; Deus volens, que tem a ver com a decisão de formação do seu plano eterno; Deus agens, que tem a ver com a ação de Deus na esfera da sucessão temporal executando o seu plano concebido na eternidade.

O Deus que Escritura Sagrada apresenta é um Deus criador e que tem grande preocupação com aquilo que cria. Portanto, a doutrina da providência trata de todos os atos externos de Deus que aparecem subseqüentemente à criação. Somente as coisas que vieram à existência é que são objeto das obras providenciais de Deus. Estas opera ad extra são a execução temporal e sucessiva do seu plano eterno estudado na doutrina do decreto.

Portanto, podemos definir a providência divina como a atividade do Deus triúno através da qual ele (a) provê as necessidades de suas criaturas, (b) preserva todo o universo criado, (c) dirige todos os caminhos individualmente; (d) governa toda a obra de suas mãos (e) retribui todas as obras más e (f) concorre em todos os atos de suas criaturas racionais, sejam atos bons ou maus, de modo que nada escapa ao seu controle.

Em outras palavras, podemos dizer que providência pode ser entendida como Deus não somente trazendo as criaturas à existência para o seu próprio prazer, nem somente decretando todas as coisas que têm que acontecer a elas, depois retirando-se para o céu, deixando as coisas acontecendo por si mesmas. Ao contrário, em sua sabedoria infinita e em seu poder absoluto, Deus exerce o seu poder sobre si mesmo (como a causa primeira) para fazer tudo o que quer diretamente, e sobre as coisas deste mundo (causa secundárias), como instrumentos seus, para sustentar, dirigir, prover e governar todas as criaturas e circunstâncias, fazendo com que todas as coisas cooperem para a execução plena dos seus propósitos eternos. Isto é o que chamamos de providência divina.

Fonte: Heber Carlos de Campos, O ser de Deus, editora Cultura Cristã, 2001

2 comentários:

  1. entrevista feita pela ABC com dois
    ministros de fé americanos que estão na ativa mas que são ateus.

    “Eu sou ateu”, diz ‘Jack’, um pastor afiliado à
    Convenção Batista do Sul, com mais de 20 anos de ministério. “Vivo
    minha vida como se Deus não existe”, diz ‘Adam’, que faz parte da
    equipe pastoral de uma pequena igreja em um dos estados mais religiosos
    dos EUA. Os dois, que pediram para terem suas identidades protegidas,
    são pastores que perderam a fé. Ambos construíram suas vidas e carreiras
    ao redor da fé, mas agora dizem sentir-se encurralados, vivendo uma
    mentira.

    “Passei a maior parte da minha vida acreditando e buscando essa fé
    religiosa chamada cristianismo. Ao chegar a este ponto de minha vida,
    simplesmente não sinto mais que posso crer nele. Quanto mais eu lia a
    Bíblia, mais perguntas eu tinha. Quanto mais as coisas que ela afirma
    não faziam sentido para mim, mais dificuldade eu tinha.”, afirma Jack.

    O pastor Jack disse que há dez anos começou a sentir sua fé se
    esvair. Ficou incomodado com as inconsistências no relato dos últimos
    dias da vida de Jesus, a improbabilidade de histórias como a “Arca de
    Noé” e as ideias expressas na Bíblia sobre as mulheres e seu lugar no
    mundo.

    “Ler a Bíblia foi o que me levou a não crer mais em Deus”,
    conclui. Ele diz ainda que era difícil continuar trabalhando no
    ministério. “Comecei a olhar para isso como apenas uma atividade
    profissional e faço o que tem de ser feito”, disse. “Venho fazendo isso
    há anos.”

    Adam disse que suas dúvidas iniciais sobre Deus vieram ao ler o
    trabalho dos chamados neoateístas – autores populares como o cientista
    Richard Dawkins. Ele disse que seu objetivo era fazer uma pesquisa para
    ajudá-lo a defender sua fé.

    “Pensava que Deus fosse grande o suficiente para lidar com todas as
    perguntas que eu pudesse ter”, afirma. Mas não foi isso que aconteceu.
    ”Percebi que tudo que me ensinaram a acreditar era uma espécie de
    abrigo seguro. Eu nunca realmente me interessei pelo ensino secular ou
    por outras filosofias… Eu pensava, ‘Ó, meu Deus. Estou crendo nas
    coisas erradas? Será que passei toda minha vida e ministério pregando
    algo que não é verdade?’”, relata Adam.

    Ele disse que temia pela salvação de sua alma. “No
    momento que sentia estar perdendo a fé, mas ainda temia por minha
    salvação, pedi a Deus que tirasse minha vida antes que eu perdesse
    totalmente a fé”, lembra Adam. O pastor agora se considera um ‘agnóstico
    ateísta’. “Não acho que podemos provar que Deus existe nem que ele não
    existe”, disse. “Vivo a minha vida como se Deus não existisse.”

    É bastante comum a gente vir aqui e descer a lenha nos clérigos,
    dizendo o quanto estão ferrando com as nossas vidas, mas a gente precisa
    ter em mente que vários deles acabaram enroscados com a religião de tal
    maneira que fica difícil pra eles saírem. Perceba também que esses
    padres e pastores ateístas perceberam todas as inconsistências da Bíblia
    e ainda assim fazem o melhor para levarem seus fiéis a um bom caminho.

    Outra coisa interessante são os modos como eles chegaram ao ateísmo:
    buscando se aprofundar na religião — lendo a Bíblia —, e buscando
    questionar o ateísmo — lendo autores ateístas. Isso significa que tudo o
    que fazemos para disseminar o ateísmo não é em vão e que podemos fazer
    as pessoas pensarem por dois métodos completamente diferentes.

    Aposto todas as minhas fichas que esses clérigos ateístas pregam algo
    bem parecido com o humanismo e lutam contra o fanatismo religioso.
    Queria eu que eles pudessem simplesmente assumir o ateísmo e que
    levassem uma vida mais feliz e com menos mentiras, mas quem disse que a
    vida é fácil?

    ResponderExcluir
  2. Adorei escutar a voz de Vanilda denovo por esse video...saudades ;PP de vcs!

    ResponderExcluir