sábado, 5 de novembro de 2011

NÃO HÁ PARAÍSO SEM DEUS




Por Dr. Martyn Lloyd-Jones

Por que o homem, com toda a sua genialidade e talento, não pode retornar ao Paraíso? A resposta simples é que Deus tornou isso impossível para ele. Deus não permitirá que ele faça isso. Por que não? Aqui estão as respostas. É claro que o homem quer voltar para o Paraíso. Ninguém quer ser miserável. Ninguém quer ser infeliz, ninguém quer suar e trabalhar. Todo mundo quer ter seu alimento a troco de nada. "Maior salário por menos trabalho." Isso é querer retornar ao Paraíso. Todo mundo quer voltar ao Paraíso, e como tenho dito, o homem, através dos séculos, tem se empenhado para retornar ao Paraíso. Por que ele não pode fazer isso? Pela seguinte razão: ele quer um Paraíso sem Deus! Ele quer o Paraíso nos seus próprios termos, porém isso não pode ser feito. Não há Paraíso sem Deus, e o homem, em sua inexprimível insensatez, apesar da grande capacidade dos filósofos, é louco o suficiente para pensar que pode retornar ao Paraíso, sem Deus. E impossível.

Todavia não somente isso. Aqui está outra razão pela qual a humanidade tem fracassado em retornar e reconquistar o Paraíso. E que o homem, enquanto pecador, jamais poderá reconquistar o Paraíso. Por quê? Pela seguinte razão: o que é o Paraíso? Como o tenho definido a vocês, como é definido na Bíblia, ele é um lugar de bem-aventurança, é um lugar de harmonia, de felicidade, de entendimento mútuo e de mútua apreciação. Assim, vemos que enquanto o homem for pecador ele é egoísta, egocêntrico, e interesseiro. Ele não se importa com o sofrimento alheio, está interessado em seus direitos, quer ter seu dinheiro; ele pode deixar milhares sem trabalho - o que importa desde que ele assim o queira? Isso é igualmente verdadeiro no que diz respeito aos mestres. Isso é verdadeiro no que diz respeito a humanidade de um modo geral. E verdadeiro em todos os níveis sociais, de cima a baixo. O homem - seja ele rico ou pobre, seja culto ou ignorante - cada homem é pecador, e cada pecador é egoísta, interesseiro, ganancioso, avarento. Nós queremos tudo para nós mesmos. Pois bem, enquanto cada um de nós for assim, o Paraíso é uma total impossi­bilidade. O homem é a verdadeira antítese do Paraíso. Assim, o que quer que o homem possa fazer, enquanto não for inteiramente mudado e libertado da infecção do pecado que o leva a tal egoísmo e interesse, não pode experimentar o Paraíso.

Outra razão que a Bíblia nos dá neste capítulo é a seguinte: o homem não pode retornar ao Paraíso enquanto estiver sob o poder do diabo. Foi exatamente isso que aconteceu quando o homem deu ouvidos à tentação e desafiou Deus e se rebelou contra Ele. Ele pensava estar se libertando. No entanto, o que conseguiu foi fazer-se escravo do diabo. Desde então, o homem tem sido controlado pelo diabo. Paulo diz que o diabo é o deus deste século. Ele é "...o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência". Ele diz: "a nossa luta não é contra carne e sangue". Qual é o nosso problema? Oh, são "os principados e as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, as forças espirituais do mal nas regiões celestes". Por que o nosso mundo está como está? Porque é controlado pelo diabo. Poderiam vocês me explicar este século à parte do diabo? Por que tivemos duas guerras mundiais neste que é o mais educado século que o mundo já conheceu? Por que as nações estão acumulando esses armamentos terríveis? Por que todos esses gastos com essas coisas loucas e funestas? Qual o significado disso? Como vocês explicam isso? Só há urna explicação, meus queridos amigos - o poder diabólico que controla a humanidade, criando a inimizade, a divisão, a malícia, o rancor, a suspeição e o ódio. Não há outra explicação; enquanto o homem for escravo do diabo, nunca experimentará o Paraíso. É impossível.

Fonte: Paraíso Perdido e Recuperado, Martyn Lloyd-Jones – Editora PES

Nenhum comentário:

Postar um comentário