domingo, 26 de dezembro de 2010

O QUE SIGNIFICA GLORIFICAR A DEUS?


Por John Piper

Podemos embelezar a Deus? A Bíblia é clara como cristal: Deus nos criou para a sua glória. Assim diz o Senhor: “Trazei meus filhos de longe e minha filhas das extremidades da terra, e todos os que são chamados pelo meu nome, que  eu criei para minha glória” (Is 43,6,7). A Vida é desperdiçada quando não vivemos para a glória de Deus. E eu quero dizer TODA A VIDA. É tudo para sua glória. É por isso que a Bíblia entra nos detalhes de comer e beber: “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31). Nós desperdiçamos a vida quando não entrosamos Deus em nosso comer e beber e todas as outras partes, apreciando-o e demonstrando-o.

O que significa glorificar a Deus? Isso pode pegar uma guinada perigosa se não tivermos cuidado. Glorificar é como a  palavra embelezar. Mas embelezar geralmente tem o sentido de “fazer uma coisa ficar mais bela do que é”, melhorar sua beleza. Isso não é de modo algum o que queremos dizer com glorificar a Deus. Não se pode tornar Deus mais glorioso ou mais lindo do que ele já é. Ele não pode ser melhorado, “nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse” (At 17.25). GLORIFICAR – não significa acrescentar mais glória a Deus.

É mais como a palavra MAGNIFICAR. Mas aqui também podemos ir em direção errada. MAGNIFICAR tem dois sentidos distintos. Em relação a Deus, um é adoração e um é maldade. Pode-se magnificar , aumentar como telescópio ou um microscópio. Quando você aumenta como um microscópio, você faz uma coisa minúscula parecer maior do que é. Uma partícula de pó pode parecer um monstro. Fingir aumentar Deus assim é iniqüidade. Mas quando você magnífica, amplia como um telescópio, você faz uma coisa inimaginavelmente grande parecer o que na verdade é. Com o Telescópio Espacial Hubble ( e seus sucessores), galáxias que são pontinhos de luz no céu se revelaram como os gigantes de bilhões de estrelas que são realmente. Magnificar a Deus desse modo é adoração.

Nós desperdiçamos a vida quando não oramos e pensamos e sonhamos e planejamos e trabalhamos na direção de magnificar Deus em todas as esferas da vida. Deus nos criou para isso: para vivermos de um modo tal que faça parecer mais com a grande beleza e valor infinito que ele realmente é. No céu noturno do ambiente deste mundo Deus parece para a maioria das pessoas, se é que o vêem, como um pontinho de luz num céu de trevas. Mas ele nos criou e chamou para fazê-lo parecer como  Ele REALMENTE é. É o que significa ser criado à imagem de Deus. A intenção foi que em nossa imagem comunicaríamos para o mundo como ele realmente é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário