quarta-feira, 31 de agosto de 2011

IMPORTA O QUE CREMOS?

Por Rev. Leonard T. Van Horn           
 

Nosso título vem rapidamente se tornando uma pergunta comum na época atual, dentro das paredes da igreja. Alguns anos atrás, o popular era: “Nenhum Credo senão Cristo!” Esse slogan era aceito por muitas pessoas e levou muitos a se apartarem dos sistemas de estabelecidos. Como tendência perigosa na vida da igreja, esse desvio motivou alguns a procurarem “revelaçõesfora da Palavra revelada de Deus. Mesmo essa tendência, contudo, não se compara ao perigo que hoje se alastra pela igreja, o perigo de sugerir que aquilo que cremos realmente não é muito importante.


É importante notar que a terceira pergunta do Breve Catecismo destaca bem o assunto do que cremos. Nosso Senhor fez a mesma coisa. Em Mateus 22.37 ele diz:  “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu ENTENDIMENTO”. A Bíblia não deixa dúvida na MENTE da pessoa quanto à importância do que cremos.


Atualmenteem muitas igrejas presbiterianas um preconceito contra os credos, contra a doutrina. Isto se evidencia em nós termos deixado de ensinar nossos Padrões.  Também é visto em termos deixado de insistir sempre até que candidatos ao ministério estejam completamente versados nos Padrões. Além disso é visto dentro da igreja hoje na ênfase crescente em obediência à igreja como instituição, sem a dedicação aos ensinos da Bíblia ou do Credo adotado.


Importa o que cremos? Importa sim, se vamos ser um corpo que confessa a .  Importa sim, se queremos continuar a ouvir a mensagem evangélica em nossa igreja. O cerne da mensagem evangélica é que podemos receber o dom da salvação ao crermos em Cristo nosso Salvador. Sem este ato de , estamos perdidos; com ele, estamos salvos.  Então o que cremos faz diferença em onde vamos passar a eternidade ¾ é céu ou inferno.


Também importa o que cremos porque o dever, o que Deus requer de nós, se baseia naquilo que cremos. A definição aceita de crer é “o consentimento da mente àquilo que nos é dito baseado em autoridade competente e acreditável”. Nossa Bíblia é nossa autoridade competente e acreditável. Nossos Padrões contêm o sistema de doutrina ensinado na Bíblia Sagrada. 
 

Portanto qualquer indiferença à doutrina, qualquer tentativa de desvio ou alteração para acomodar o homem moderno, qualquer movimento para permitir como prática aceitável menos do que um compromisso completo a nossos padrões doutrinários deve ser reconhecido como contrário ao presbiterianismo histórico.


Fonte: Estudos no Breve Catecismo de Westminster, Rev. Leonard T. Van Horn           

Nenhum comentário:

Postar um comentário