terça-feira, 16 de agosto de 2011

RETORNANDO AOS PRINCÍPIOS BÍBLICOS.


Por Rev. Edvaldo Miranda

Texto:Oséias 6:1a “Vinde e tornemos para o Senhor 

INTRODUÇÃO

No último domingo (14/08) se comemorou o dia dos pais, certamente neste dia quase todos os pais do Brasil foram homenageados, e presenteados. Não sei quantos de vocês sabem, mas o dia dos pais fora criado por uma norte-americana chamadaSonora Louise Smart Dodd” que, ao ouvir um sermão no dia dedicado às mães em 1909, teve a idéia de criar o Dia dos Pais. A moça pretendia homenagear William Jackson Smart, seu próprio pai, militar que criou sozinho seus seis filhos logo após a morte de sua esposa em 1898. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos, e também pediu auxílio a uma entidade de jovens cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano, então, foi comemorado em 19 de junho daquele ano, no aniversário de Smart.

No Brasil, a data foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.

O que podemos conclui é que, o dia dos pais teve uma motivação correta, mas o que acontece é que, ao longo dos anos a figura paterna vem sendo distorcida e descaracterizada, a prova disso pode ser vista nos filmes, novelas, e desenhos onde a figura paterna é sempre vista de uma maneira inferior e até mesmo patética.

A figura do pai era muito respeitada na antiguidade. Ele era o chefe da família, o sacerdote do lar, o cabeça da família. A própria narrativa bíblica demonstra isso, por exemplo, quando Sara chama Abraão de “meu senhor” (Gn. 18: 11-12).

Essa perda de princípios se dá pela corrupção do pecado, exatamente pelo distanciamento da Lei do Senhor, pois a palavra do Senhor diz: “Não havendo profecia o povo se corrompe”  (Pv. 29:18).

Quanto mais a sociedade e as pessoas de afastam das Escrituras, mais a corrupção aumenta, mais os valores familiares são perdidos e conseqüentemente o povo caminha para destruição eterna.

O que devemos fazer para mudar esse quadro em nossas famílias? Qual o meio que podemos nos utilizar para restaurarmos os valores Bíblicos dentro dos lares? Como poderemos fazer isso? Por onde devemos começar? Oséias 6: 1  Vinde e tornemos para o Senhor

A.T – Precisamos retornar aos princípios bíblicos, que são ensinamentos básicos, verdades e praticas que estão na Palavra de Deus.

Em primeiro lugar:
I. ESTES PRINCÍPIOS BIBLICOS PRECISAM SER REDESCOBERTOS
(a).  Redescobertos porque foram abandonados ou renegados.

§         Na época de Oseías 750 a.C., a nação de Israel abandonara não o Senhor, mas também os seus preceitos. No capitulo 4: 6, 12 Oséias escreve o porque dessa rebelião: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...O meu povo consulta o seu pedaço de madeira e a sua vara lhe dá a resposta

1.      Vivemos atualmente em uma época não muito diferente daquela de Isarel, onde as pessoas se esqueceram ou abandonaram os preceitos do Senhor e querem viver independentes de Deus e da sua lei.

a.       Desde a entrada do pecado no mundo, homens e mulheres têm procurado formas de viver sem precisar de Deus e as sua lei.

b.      O padrão divino absoluto tem sido abandonado. Homens e mulheres querem fazer suas próprias leis. È aqui porém, que começa o problema. È aqui que vemos que todos os projetos e toda a gloria humana são sentenciados ao fracasso.

c.       O secularismo entende que a idéia de Deus deve ser deixada de lado para a construção da existência humana livre e autônoma.

d.      As pessoas não querem e não estão dispostas a viverem em conformidade com o padrão de Deus.

(b). Redescobertos produzirão despertamento espiritual. Que tipo de despertamente é este?

1.      È caracterizado por uma reforma moral e religiosa, como aconteceu no tempo do rei Josias, quando a lei foi redescoberta pelo sacerdote Hilquias (2Rs. 22 – 23).

a.       A lei de Deus é o que mantém a estabilidade moral do povo.

b.      A lei de Deus confronta-nos a abandonarmos o nosso estilo de vida pecaminoso e optarmos pelo estilo de vida do Criador, pois sabe o que é melhor para nós.

                                                               i.      Esta redescoberta leva a praticarmos o verdadeiro culto e prestarmos uma verdadeira adoração.

(b). Redescobertos produzirá conscientização no âmbito familiar e social.

1.      A família sendo conscientizada e catequizada nos ensinamentos do Senhor certamente produzirá uma sociedade estruturada e equilibrada.

·        Se a nossa sociedade esta o caos que está hoje certamente é por causa da desestruturação da família.

o       A violência é uma conseqüência direta da desestrutura familiar.

o       A imoralidade, que muitas vezes é praticada livremente, principalmente, desmerecendo o casamento, tem influenciado diretamente na destruição do padrão familiar, afetando a identidade do indivíduo.

o       Os filhos são um produto direto do relacionamento familiar. Como filhos, somos resultado do perfil e relacionamento que nossos pais desenvolveram.

o       Falhas em relação a princípios familiares são comprometedoras. O Lar é a primeira e fundamental escola da vida. Do lar vem o Homem de Bem e o Tirano.

·        Se as nossas famílias estão desestruturadas hoje, certamente é porque abandonaram os princípios Bíblicos.

o       A sociedade pós-moderna está ai se inclinado a não reconhecer a verdade como absoluta, ridicularizando a concepção de Deus. E os nossos filhos estão ai, no meio de toda esta avalanche de idéias perniciosas, vãs e humanistas. Precisamos como pais ensinar os nossos filhos o caminho do Senhor – PV. 22: 6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”

S.T - Em segundo lugar:
II. ESTES PRINCÍPIOS BÍBLICOS DEVEM SER GUARDADOS EM NOSSO CORAÇÃO PARA QUE O TEMOR DO SENHOR SEJA GERADO – Sl. 119: 11 “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”
(a). Guardar os princípios Bíblicos no coração significa armazená-los na mente;

1.      A sua mente e a dos seus filhos devem ser preenchida com os ensinos da Palavra de Deus de dia e de noite – Sl. 1: 2

2.      A sua mente e a dos seus filhos devem ser preenchida pelas Doutrinas da Graça de Deus; Soberania de Deus; Atributos de Deus; A pessoa e a obra do Senhor Jesus Cristo;

3.      A sua mente e a dos seus filhos devem ser esvaziadas das coisas que não prestam e armazenadas com as coisas do alto – Cl. 3: 2

(b). Guardar os princípios Bíblicos no coração significa estar determinado (vontade) a cumpri-los; significa inclinar o coração, curvar-se diante deles.

1.      A vontade deve ser inclinada a fazer à boa, agradável e perfeita vontade de Deus – Rm. 12: 2

2.      A vontade deve encontrar prazer e satisfação na lei do Senhor – “meu prazer esta na lei do Senhor

3.      A vontade deve estar rendida aos ensinos de Deus.

Aplicação - Quais são os resultados disso?

§         Você e sua casa terão uma arma de defesa contra a invasão do pecado e contra as estratagemas de Satanás.

§         Você e sua casa guardarão puro o seu caminho – 119: 9

§         Você e sua casa serão purificados de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a sua santidade no temor do Senhor  2Co. 7: 1

S.T – Em terceiro lugar:
III. ESTES PRINCÍPIOS BÍBLICOS DEVEM SER APLICADOS EM TODAS AS ÁREAS DE NOSSAS VIDAS  2Tm. 3: 16-17
(a). Devem ser aplicados a todas as áreas de nossas vidas porque são válidos para todos os tempos, lugares, e idades.

1.      O apóstolo Paulo sabia da importância desses princípios quando afirmou a Timóteo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, repreensão, correção, e a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

2.      Toda a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus. Porque é inspirada e confiável, devemos lê-la e aplicá-la a nossa vida e dos nossos filhos.

·        Útil para o ensino

§         Por meio das Escrituras você e sua família conhecerão a Deus, e suas perfeições;

§         Por meio das Escrituras você e sua família aprenderão doutrinas importantes tais como: criação, queda de homem, à pessoa e obra de Cristo, redenção, justificação, o perdão pelo seu sangue, a reconciliação, a substituição de Cristo, a vida eterna.

·        Útil para a repreensão

§         Por meio das Escrituras você e sua família poderão verificar se algo é bom ou ruim; se algo é herético ou doutrinariamente correto.

§         A Bíblia é a norma para provar todo aquilo que pretende ser verdade. Davi afirma no Salmo 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos".

§         A Bíblia é nossa protetora dos ensinos falsos e nossa fonte de direção para saber como viver. Ela expõe os nossos pecados (Hb. 4: 12-13) para que ele possa ser tratado por meio da confissão e do arrependimento.

·        Útil para a correção

§         Por meio das Escrituras o seu caráter e o caráter dos seus filhos serão aperfeiçoados.

·        Porque Ela corrige os vícios que aindaem nós.

·        Porque Ela não repreende a conduta errada, mas também mostra o caminho de volta a uma vida piedosa.

·        Útil para a educação na justiça

§         Por meio das Escrituras você e sua família serão conduzidos a vida de retidão.

·        A vida reta diante de Deus e diante dos homens. Por isso ela é nossa regra de e pratica.

§         Pela Escritura aprendemos a nos afastar dos conselhos, do caminho e das praticas dos ímpios – Sl. 1: 1

·        Útil para tornar o homem de Deusperfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

§         Perfeito significa ser completo, provido de tudo. Capacitados a fazer tudo o que fomos chamados a fazer.

§         Perfeitamente habilitado para toda boa obra significa capacitados a cumprir todas as exigências da vida justa.

·        Nossos filhos aprenderão a viver de maneira que venha alegrar o coração do nosso Deus.

APLICAÇÃO Por meio das Escrituras aprendemos que o cristianismo não é para ser vivido nas quatro paredes de um templo, mas em toda as áreas de nossa vida.

- Será que temos nos curvados e seguido de perto os princípios ensinados na Palavra do Senhor, para praticarmos e vivermos segundo eles?


CONCLUSÃO
Pais que estão aqui nesta noite, a cada momento em que você e sua família se afastam destes princípios Bíblicos, distantes vocês ficarão de Deus e do Seu ideal.

Se você quiser ver sua família e conseqüentemente a sociedade vivendo segundo os princípios Bíblicos, você precisa começar a colocar estes princípios em pratica na sua vida e em sua casa.

Assim como lemos em Oséias capitulo 6: 1 “Vinde e tornemos para o Senhor”; assim como Israel havia abandonado os princípios Bíblicos e agora estava vivendo impiamente, o profeta Oséias conclama aquele povo a um retorno a Deus, um retorno aos princípios Bíblicos, um retorno a uma vida pautada na Lei do Senhor. E certamente esse convite também se estende a você neste dia.

Sermão ministrado no dia 14/08/2011 na Congração Presbiterial de Esperança - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário