quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO DO HOMEM


Por Rev. Leonard T. Van Horn   

É fato lamentável que o cristão comum que presta lealdade aos Padrões de Westminster seja um cristão que muitas vezes omite viver esses padrões nas ocupações diárias da vida. É bom crer ¾ é bom ter um credo no qual crer. Mas muito mal pode resultar de se crer num credo e não vivê-lo no dia-a-dia. De uma existência desse tipo chegamos a um nível baixo de vida espiritual, e o crente professo torna-se frio, formal, sem nenhum poder espiritual em sua vida.


Devemos sempre reconhecer que a primeira lição do nosso catecismo a ser aprendida é que nossa preocupação primária é estar a serviço do Deus Soberano. Nosso Breve Catecismo de Westminster não começa com a salvação do homem. Não começa com as promessas de Deus a nós. Começa colocando-nos no relacionamento certo com nosso Deus Soberano. James Benjamin Green nos conta que a resposta à primeira pergunta do catecismo afirma duas coisas: “O dever do homem: ‘glorificar Deus’. O destino do homem: ‘gozá-lo’ ”.


É lamentável que embora tenhamos herdado os princípios de nossos pais, no fato que o Credo deles ainda é nosso Credo, tantas vezes falhamos em não herdar o desejo de praticar seu modo de vida. Muitas pessoas irão tentar se justificar aqui, dizendo que vivemos numa época diferente, que as tentações e a velocidade da vida de hoje nos distraem das coisas espirituais. Mas quaisquer que sejam as desculpas que apresentemos, o catecismo nos instrui de início que nosso dever é glorificar a Deus; será este nosso propósito principal na vida. Todos nós precisamos observar as palavras válidas de J.C. Ryle com respeito a nosso viver cristão: “Onde será que estão a negação do eu, o remir do tempo, a ausência de luxo e gratificação própria, o afastamento inconfundível das coisas do mundo, o ar aparente de estar sempre ocupado com os negócios do Mestre, a coerência de visão, o alto tom de conversação, a paciência, a humildade que distinguiam tantos de nossos antecessores...?”


Que Deus possa ajudar cada um de nós neste momento. Leia novamente a primeira pergunta e resposta de nosso Breve Catecismo, e ore a Deus para que de hoje em diante, em cada dia, vivamos para sua glória. Não é difícil nós conhecermos as características de uma vida assim. Os frutos do Espírito de Gálatas 5 são bastante claros.


Fonte: Estudos no Breve Catecismo de Westminster, Rev. Leonard T. Van Horn           

Nenhum comentário:

Postar um comentário